Histórico - ADVOCEF
ÁREA DO ASSOCIADO

Histórico

ban-institucional

Histórico

A Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal – ADVOCEF foi criada em 15 de agosto de 1992, com o objetivo de promover a integração dos advogados em nível nacional, visando à defesa dos seus direitos e interesses, especialmente pela melhoria das condições de trabalho.

Sua criação decorreu da necessidade de congregar o corpo jurídico da CAIXA, ante o cenário vigente à época na empresa e que trazia expectativa de mudanças lesivas aos interesses dos advogados.

Em meio ao contexto conturbado que surgia com o advento da informatização, bem como na iminência de terceirização massiva das atividades jurídicas da CAIXA, um grupo idealista se viu motivado a encabeçar a iniciativa, a qual recebeu apoio integral de toda a categoria, inclusive financiando com seus próprios meios todos os custos envolvidos.

Na época, não se encontrava em vigor a Lei 8.906/94, que foi editada somente dois anos após a fundação da ADVOCEF, regulamentando o direito à percepção dos honorários sucumbenciais pelos advogados, em especial dos empregados, assunto este que já era objeto de discussões e pleitos da categoria bem antes de sua edição.

A partir de então, a ADVOCEF assumiu mais uma importante atribuição, passando a promover a arrecadação e o repasse dos honorários advocatícios aos advogados que compõem o quadro jurídico da empresa.

Desta forma, iniciando timidamente com reuniões realizadas em instalações modestas, somente foi possível a realização do primeiro Congresso da ADVOCEF, no período de 19 a 21 de abril de 1995, em Brasília/DF, marco histórico fundamental na definição dos rumos da Associação.

Todos os anos, desde a primeira edição do evento, têm sido realizados Congressos em todo o país, possibilitando o intercâmbio de informações e deliberações, constituindo o principal fórum para discussão pelos participantes, diretamente, ou por seus representantes eleitos.

Muitos foram os avanços desde a criação da ADVOCEF, pela atuação constante de seus integrantes ao longo dos anos, tendo conquistado espaço junto a outras instituições representativas e judiciárias, tendo sido, inclusive, reconhecida pela própria CAIXA como órgão representativo dos seus advogados.

Para relatar e registrar a atuação dos advogados da CAIXA, já em setembro de 1993 foi criado o Jornal da ADVOCEF, que após algumas interrupções retornou em outubro de 2001, com o atual nome de Boletim da ADVOCEF. Desde o início, mantém-se o informativo como importante ferramenta de comunicação da categoria.

Com a mesma missão, agregando a agilidade e a praticidade do mundo digital, o site da ADVOCEF surgiu em 2001. Em meados de 2005, foi remodelado e tornou-se, definitivamente, instrumento de atualização, disponibilizando informações em tempo real e outras publicações de interesse permanente dos associados.

Com o comando de sua Diretoria, assessorada por sua equipe administrativa e do apoio dos seus representantes nas unidades jurídicas, a ADVOCEF prossegue em seu objetivo diário de bem atender aos anseios dos advogados da CAIXA. Quer se refiram estes às questões pontuais do dia-a-dia, quer se refiram aos temas fundamentais das condições de trabalho.

Para isto a ADVOCEF foi criada e disto ela depende: da integração com seus associados. Assim é que, cientes dessa comunhão, quase a totalidade dos advogados da CAIXA são seus associados e através dela encaminham e defendem seus legítimos direitos e interesses.