Advocef participa de mesa de negociação sobre o Saúde Caixa

CAIXA quer ouvir demandas dos empregados para elaborar proposta de negociação coletiva

A diretora de Funcef e Saúde Caixa, Linéia Costa, representou a Advocef na mesa de negociação específica CONTEC/CAIXA, dedicada ao debate sobre o plano de saúde. A primeira rodada de negociações foi realizada em São Paulo, na quarta-feira (16/07).

“A CAIXA deu início à mesa de negociações para ouvir todas as manifestações dos empregados a fim de elaborar uma proposta para a negociação coletiva. A partir dessas demandas, daremos início à discussão efetiva das propostas”, contou a diretora.

Na oportunidade, foram apresentadas ao banco as principais reivindicações sobre o tema, tais como o fim do teto de 6,5% sobre a folha de pagamento, que gera desequilíbrio na proporção original de custeio 70/30 (Caixa/empregados), a qual não vem sendo respeitada no biênio 2024/2025, ampliando o déficit no custeio do plano.

O aumento do número de empregados que não levarão o plano para a aposentadoria, bem como a saída de aproximadamente 1.500 titulares desde o último acordo coletivo, também são questões preocupantes em um cenário com cerca de 200 mil vidas cobertas.

As entidades também cobraram mais transparência, revisão das regras para dependentes e maior controle sobre reajustes, além da retirada de encargos considerados inviáveis, como o chamado “13º do Saúde Caixa”, uma mensalidade extra criada em 2022, cobrada sempre no mês de novembro.

Como destacou Linéia Costa, o aumento dos custos não tem sido acompanhado por melhorias na qualidade do atendimento, por isso, os representantes dos empregados também cobram avanços na rede credenciada e na prestação dos serviços.

O diretor da CONTEC e da Advocef, Carlos Castro, também participou do encontro. Ele destacou que a mesa de negociação específica é o espaço legítimo e oportuno para enfrentar, com firmeza e responsabilidade, as distorções no custeio do Saúde Caixa.

“Defender o Saúde Caixa é defender a dignidade dos empregados e de suas famílias. Não podemos aceitar que o aumento de custos recaia, mais uma vez, sobre quem mais precisa do plano”, afirmou Castro.

A CAIXA tem apresentado, trimestralmente, as informações do Saúde CAIXA nos grupos de trabalho, especialmente no que diz respeito aos custos e à manutenção do plano. Além disso, mostrou dados sobre o plano de saúde com foco em pontos como a gestão da rede credenciada e o atendimento aos beneficiários, temas que devem ser novamente debatidos na próxima rodada de negociações marcada para o dia 15 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

Com informações da CONTEC.