Entidade orienta que associados não cliquem em links desconhecidos
A comoção gerada pela pandemia de coronavírus trouxe consigo outros problemas para a população, entre eles, os golpes virtuais. Hackers tem espalhado uma série de links capazes de conseguir informações como nome de usuário, senhas e detalhes do cartão de crédito fingindo ser entidades confiáveis para praticar cibercrimes.
Esses ataques podem resultar na exposição de informações críticas que podem ser usadas de maneira maliciosa e prejudicar a reputação da vítima, por exemplo.
Diante disso, a Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef) alerta os associados para que não cliquem em links contidos em e-mails, SMS, mensagens instantâneas ou em redes sociais vindos de pessoas ou organizações desconhecidas.
Confira os principais golpes da internet em tempos de coronavírus
1 Netflix – liberação de acesso grátis
2 Aplicativos rastreadores de Covid-19 pelo mundo
3 Álcool gel da Ambev. Registre-se
4 Kit com máscara e álcool gel dado pelo governo
5 Fabricação de vacina para a Covid-19
Aplicativo COVID-19 Tracker
A Polícia Civil emitiu um comunicado sobre o aplicativo COVID-19 Tracker, que de acordo com publicações em redes sociais, apresenta um mapa interativo de dados estatísticos mundiais sobre o coronavírus.
Segundo a polícia, a ferramenta na realidade trata-se de um malware, que criptografa e bloqueia computadores, celulares e demais dispositivos onde for instalado, além de roubar informações do usuário. Para liberar os dispositivos e devolver as informações, os criminosos cobram uma quantia que pode ser paga em moeda digital ou em dinheiro.
Diante disso, a Polícia Civil orienta os usuários que só façam o download de aplicativos nas lojas oficiais, como Google Play e Apple Store, além de não clicar em links desconhecidos.