Advogado da CAIXA há 20 anos, o associado concorre ao cargo pelo quinto constitucional
A Advocef apoia a candidatura do associado Alaim Giovani Fortes Stefanello ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) pelo quinto constitucional. O associado está entre os 23 inscritos para constar na lista sêxtupla, que será elaborada pelos conselheiros Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“Conhecemos a competência, o preparo e o compromisso do Dr. Alaim, por isso, empenhamos total apoio à candidatura dele. Precisamos ampliar nossa força institucional e levar, por meio de nossos associados, a voz da Advocef além dos muros da CAIXA”, comenta o diretor de relacionamento institucional, Carlos Castro.
Após a escolha dos seis nomes, a OAB enviará a lista ao TRF4, em Porto Alegre, onde será definida a lista tríplice. Depois disso, o presidente da República fará a escolha de um dos três nomes mais votados pelo TRF-4 para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal.

Alaim Giovani Fortes Stefanello se sente honrado por participar da disputa pelo quinto constitucional da OAB. Ele explica que ao colocar seu nome à disposição está se submetendo a avaliação do Conselho Federal da Ordem, que representa toda a Advocacia brasileira.
“Estou colocando o meu nome à apreciação do Conselho Federal para que seja analisado o meu currículo, a minha história profissional e, caso aprovado, posteriormente, seja submetido ao crivo do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. É uma honra muito grande participar dessa disputa, pois é uma oportunidade de colocar a minha trajetória à disposição da Advocacia para representar a OAB junto ao Tribunal”, completa.
Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Alaim Giovani Fortes Stefanello é advogado concursado da CAIXA desde 2002. Na Advocef, o associado contribuiu em diversas frentes de apoio ao trabalho institucional. É um dos fundadores da Revista de Direito e membro do Conselho Editorial desde a sua criação, também foi Representante de Unidade Jurídica.
Ao longo dos 20 anos dedicados ao banco, ele atuou como coordenador jurídico em Brasília, foi gerente jurídico em Manaus e responsável pela região que compreende os estados do Acre, do Amazonas, de Rondônia e Roraima. Também foi instrutor da Universidade Corporativa CAIXA, atuou na gerência do jurídico no Paraná e foi gerente nacional do contencioso. Sua atuação mais recente foi até o início deste ano, como gerente da Centralizadora Jurídica de Ajuizamento e Cobrança em nível nacional.
A carreira de Alaim também é marcada pela intensa participação na Subseção do Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde atuou como Conselheiro Estadual durante três gestões consecutivas (2013-2021). Além disso, foi vice-presidente da Comissão de Seleção e membro da Câmara Especial.
Ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PR, o advogado também atuou como membro, vice-presidente e membro consultor em diferentes períodos. Participou também da Comissão de Direito Bancário da OAB-PR.