Advocef participa de reunião do GT Saúde Caixa/CONTEC

Os diretores Linéia Ferreira Costa e Carlos Castro participam Grupo de Trabalho (GT) Saúde Caixa/CONTEC que se reuniu na tarde de quinta-feira (14/08/2025) para dar continuidade às discussões sobre a sustentabilidade do plano de saúde.

A Caixa apresentou dados de receitas e despesas, mostrando déficit de R$ 346,3 milhões no semestre e projeção de até R$ 700 milhões para 2025. A representação dos empregados cobrou o aumento da participação do banco no custeio do plano, sem o teto imposto pelo estatuto.

“O déficit não pode recair sobre os empregados, sob risco de afastamento de trabalhadores que não conseguiriam arcar com os custos”, afirmou Willian Louzada, coordenador da mesa de negociação CONTEC.

A Caixa também foi questionada sobre a base de cálculo da contribuição de 6,5%, especialmente para quem sacou o saldo do novo plano. Todas as informações estão sendo avaliadas por consultoria atuarial para análise técnica e projeções.

Segundo a Diretora Lineia Costa, “a situação apresentada pela CAIXA e a projeção do déficit até dezembro são extremamente preocupantes. Será necessária a forte mobilização da categoria para cobrar da Caixa a retirada do teto de 6.5% sobre a folha de pagamento e o restabelecimento do padrão 70/30 no custeio do Saúde Caixa. A união dos empregamos e a mobilização é a única estratégia possível para garantir a continuidade do plano”.

Para o Diretor Carlos Castro “é muito preocupante os números apresentados pela Caixa. Estamos aguardando os estudos da empresa contratada, para apontamos uma saída que seja viável para todos, com a extinção da 13a parcela do Saúde Caixa e reajuste zero.
Não podemos admitir um equacionamento para o nosso plano de saúde.
A saúde dos seus empregados, também é obrigação da empresa, lembrando que esta é uma luta de todos”

“Esperamos que nas próximas reuniões, em setembro, a Caixa apresente propostas que aumentem sua participação no custeio, sem penalizar ainda mais empregados e aposentados”, concluiu Louzada.