Do total, 47% das pessoas cadastraram as chaves por meio do aplicativo Caixa Tem
A CAIXA já cadastrou 18,5 milhões de chaves Pix, desde o dia 16 de novembro. Esses códigos dão acesso ao sistema criado pelo Banco Central (BC), que permite pagamentos e transferências instantâneas.
Segundo a estatal, 47% das pessoas cadastraram as chaves por meio do aplicativo Caixa Tem, o que, na avaliação do presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, demonstra o avanço da bancarização
“A bancarização é um fato. Essas pessoas entraram (no sistema) via Caixa Tem, se bancarizaram e hoje já têm utilização (bancária), inclusive no Pix — disse em entrevista coletiva na quinta-feira (10).
As chaves Pix são um recurso recente e funcionam como uma identificação rápida de quem vai receber um pagamento ou uma transferência bancária. A chave pode ser o CPF ou o CNPJ (no caso de uma empresa), um e-mail, o número de telefone ou uma chave aleatória gerada pelo sistema, que funciona 24 horas, sete dias por semana. De acordo com as regras do Banco Central, as pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves. Já as empresas podem ter até 20.