Conheça a Chapa Advocef em Ação

A Comissão Eleitoral disponibilizou este canal para a divulgação da campanha para as eleições do biênio 2024-2026. Confira os componentes e as propostas da Chapa Advocef em Ação para a gestão:

A presidência e a vice-presidência coordenam os trabalhos das diretorias, bem como, das Comissões existentes.

Planejar e acompanhar as questões atinentes às finanças da associação, fluxo de entradas e saídas financeiras da Advocef, dirimir eventuais dúvidas dos associados em relação às questões financeiras e acompanhamento da auditoria externa a que a associação é submetida duas vezes ao ano.

Confeccionar as atas das reuniões de Diretoria, encontros técnicos e congressos da Advocef.

Modernizar e atualizar a página e aplicativo da Advocef, com objetivo de  facilitar a navegação e localização de informações, bem como compatibilizá-los com as ferramentas e versões mais modernas atualmente vigentes;

Criar um canal de reclamação no site/app, com distribuição direta à(s) Diretoria(s) e Presidência ou Vice-Presidência.

Buscar parceiros que possam, sem ônus para os associados, ampliar ou estender aos associados os convênios já contratados, exemplo convênios da FENAE, FENAG, FUNCEF e outras entidades vinculadas que se mantenha relacionamento institucional.

Acompanhar todas as questões trazidas ao conhecimento da Advocef, relativas às prerrogativas dos advogados CAIXA, analisando e prestando orientação necessária às situações que necessitem da atuação da associação. Nesse sentido foi estabelecido um protocolo para acompanhamento e orientação dos associados, em todas as instâncias de procedimentos de apuração de responsabilidade no âmbito da CAIXA.

Dar prosseguimento a atuação perante a área jurídica, visando contribuir para novas iniciativas e ferramentas para agilidade das renegociações e incremento da recuperação de crédito;

Manter a política de acompanhamento e participação ativa nas renegociações de créditos relevantes;

Acompanhar e fiscalizar o recolhimento dos honorários decorrentes de Recuperações Judicias já com Plano de Recuperação em fase de pagamento;

Realizar campanha permanente de conscientização da importância de defesa dos honorários na esfera judicial e administrativa, ressaltando a importância da atuação de cada um dos advogados na arrecadação mensal;

Estimular a integração das Comissões locais de honorários, com a melhoria da interface de comunicação, workflows, protocolos de procedimentos, estimulando a realização de reuniões virtuais por meio das plataformas existentes;

Intensificar a cobrança dos honorários advindos da Reforma Trabalhista e dos honorários sucumbenciais em geral;

Prestar, em apoio à Tesouraria, suporte permanente às comissões de honorários para que consigam identificar falhas na arrecadação dos honorários contratuais e sucumbenciais.

Assumir a atribuição de acompanhar os assuntos ligados à FUNCEF e Saúde CAIXA, de forma a permitir a defesa dos seus participantes e assistidos, com forte atuação da Advocef perante os órgãos e entidades para intensificar a fiscalização na aplicação dos recursos e a defesa dos interesses dos participantes;

Permanecer estimulando e apoiando a já crescente participação de advogados da CAIXA e de Empresas Estatais em entidades afins, como as Seccionais da OAB e nas Comissões do Conselho Federal da OAB;

Trabalhar no acompanhamento mediante audiências junto às autoridades constituídas e, especialmente, junto ao Congresso Nacional para aprovação do projeto que regulamenta a atividade de Advogados em empresas públicas federais, como categoria diferenciada (anteprojeto de lei aprovado pelo CFOAB, que se encontra na Casa Civil da Presidênca da República, e a PEC 301/2016), e aprovação de outros projetos de interesse da nossa categoria profissional;

Alinhar a atuação do Conselho Fiscal com o Diretor Tesoureiro da Advocef, operando como órgão consultor, quando do ordenamento da despesa, respeitando a autonomia da Diretoria;

Criação de Comissão para tratar e propor melhorias nos sistemas e ferramentas de TI.

Propor e implementar estratégia de solução dos conflitos, elaboração de relatórios periódicos que visem o aprimoramento da discussão envolvendo a resolução da questão perante a empresa e perante os Tribunais;

Criação da Comissão de TI para debate e elaboração de propostas de melhoria dos processos e procedimentos de trabalhos adotados nos jurídicos;

Reforçar o contato com os representantes regionais, com vistas a melhor obtenção de dados e informações necessárias aos temas relacionados a volume de processo e trabalho dos advogados em cada jurídico, pleiteando junto à DIJUR que tais informações sejam periodicamente disponibilizadas aos advogados interessados;

A partir de informações obtidas junto aos representantes regionais, elaborar proposta de melhor distribuição de advogados do quadro, otimizando as possibilidades do trabalho à distância;

Reforçar junto à DIJUR o papel da ADVOCEF como voz e defesa do advogado do quadro, envidando sua participação integral em qualquer procedimento que envolva o questionamento de atuação dos associados;

Atuar perante a DIJUR para reivindicar a unificação e modernização dos diversos sistemas da área jurídica e outros que os advogados têm de acessar para sua atuação profissional.

Acompanhar os processos judiciais de interesse da categoria, com monitoramento regular e diretamente com os escritórios contratados se utilizando dos arquivos digitais da Advocef, bem como com a elaboração de relatórios constando os números dos processos, partes, valores, nome dos advogados contratados e pequeno resumo da demanda;

Continuar com o acompanhamento especial em relação aos processos de maior repercussão para categoria, atuando de forma proativa e utilizando-se de reuniões permanentes com os escritórios responsáveis, além de buscar um trabalho institucional com os Tribunais e as instituições envolvidas;

Continuar o trabalho ativo de diminuir o passivo judicial, com a utilização da conciliação, evitando precedentes desfavoráveis, bem como a economia no pagamento de prováveis condenações, com economia dos juros e correções monetárias, muitas vezes em patamares maior do que o adotado no mercado financeiro, sempre respeitando a dotação orçamentária estabelecida no provisionamento.