Advocef e outras cinco entidades assinaram manifestação conjunta pela continuidade do teletrabalho até a redução da curva de contaminação pela Covid-19
Uma manifestação conjunta das entidades representativas dos empregados da CAIXA questionou o presidente do banco, Pedro Guimarães, sobre o movimento para retorno do trabalho presencial em meio à pandemia de coronavírus. Por meio de um ofício, enviado na segunda-feira (15), o grupo solicitou uma reunião com a Presidência e Vice-Presidência de Pessoal da CAIXA, via videoconferência, para tratar do assunto.
No documento assinado pela Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), e outras cinco entidades, o grupo indagou como será a volta das atividades sem que os trabalhadores tenham a garantia de que a empresa adotará mecanismos de proteção adequados, como a segurança no deslocamento dos empregados e a implementação de adaptações nos locais de trabalho, para garantir a assepsia e o distanciamento, por exemplo.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Crédito (Contec), o Banco Central e o Itaú já informaram que só devem retornar ao trabalho presencial em setembro deste ano.
Diante do atual contexto, as entidades também reivindicaram a prorrogação do Projeto Remoto até que haja uma real redução na curva de contaminação e morte por Covid-19, como explicou a presidente da Advocef, Anna Claudia de Vasconcellos.
“O Brasil já é considerado o novo epicentro da doença e estamos num cenário com mais de 40 mil mortos. É evidente que este não é o momento para o retorno das atividades presenciais, até porque a ampliação do Projeto Remoto, além de ser uma medida para resguardar a saúde dos empregados, tem se mostrado uma iniciativa acertada, pois aumentou a produtividade dos trabalhadores nesse momento”, afirma.
Além da Advocef, assinaram a manifestação conjunta as seguintes entidades: Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa (Aneac); Associação Nacional dos Empregados da Caixa no Trabalho Social (Social CAIXA); Associação Nacional dos Avaliadores de Penhor da Caixa Econômica Federal (Anacef); Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal (AudiCAIXA).