Proposta depende de aval dos participantes dos planos REG/Replan Saldado e REG/Replan Não Saldado
A Funcef pretende diluir a cobrança do 13º do REG/Replan Saldado e REG/Replan Não Saldado no restante do equacionamento. Para isso, a Fundação deve consultar os participantes do plano, por meio de uma pesquisa on-line, que ficará disponível por sete dias no site do fundo de pensão.
Pela proposta, a parcela do 13º seria dividida durante o ano, o que aumentaria a alíquota dos equacionamentos. No caso do REG/Replan Saldado, a mudança seria de 19,53% para 21,16%. Já no REG/Replan Não Saldado, o acréscimo seria de 8,3%.
Para garantir a divisão do valor, a o Funcef necessita do aval de 35% dos 66 mil participantes, além de ter a aprovação dos órgãos colegiados. A data para o início da pesquisa de opinião no site ainda não foi divulgada.
A presidente da Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), Anna Claudia de Vasconcellos, afirmou que a entidade divulgará a pesquisa amplamente, para garantir que os associados participantes dos planos de contribuição extraordinária se manifestem a respeito do tema.
“Os detalhes dessa proposta devem ser divulgados forma clara, para que os participantes possam analisar a medida e tomar uma decisão consciente”, disse.